Quando nasce um filho, nasce uma mãe
A mulher não nasce mãe, não existe um curso preparatório sobre como ser a melhor mãe do mundo. A mãe nasce no dia em que o filho nasce, juntinhos... pra vida...
Nesse nascimento materno surgem os medos e anseios, as dúvidas, as carências, o aprendizado, as dificuldades e a superação. Nasce a responsabilidade, nasce o amor em sua forma mais completa, nasce o AMOR INCONDICIONAL...
Ser mãe nos tempos modernos é um desafio! Somos questionadas e cobradas o tempo todo, seja em olhares, em palavras em gestos e em atitudes. Diante de tantos desafios, cabe a nós mamães modernas saber o que levamos disso tudo e o que deixamos o vento levar...
Será que serei uma boa mãe? será que volto ao trabalho? será que deixo o trabalho? sera que estou fazendo o certo? será? será?...são tantas dúvidas e tantas decisões a serem tomadas que nessas horas é melhor deixar o coração responder a todas essas questões. Se tem algo que aprendi depois da maternidade é que na dúvida não faça e se não tiver jeito mesmo, siga seu coração!
Ah.. esse coração de mãe, você não faz ideia do quanto ele sabe das coisas!!! (sempre falo que as mães estão alguns degraus acima de todos, mais pertinho de Deus, elas dificilmente erram, e tem um "sentido"...) Erramos, e como erramos! mas tentando acertar... queremos o melhor sempre e as vezes erramos tentando acertar.
Não existe regras na maternidade, cada família tem sua crença, seus costumes, seus métodos de vida e todos merecem ser respeitados. O mundo já nos cobra tanto como mulheres e mães, para que se cobrar mais um pouquinho, vamos nos respeitar mais, valorizar mais, o "primeiro amor, o próprio"...
Sabe aqueles quilinhos extras que não te deixaram depois do nascimento, aquelas estrias que parecem não ter mais jeito e aquela barriguinha de 5 meses que ficou e nunca mais saiu... PARE!!! ... PARE DE FOCAR SUA VIDA NISSO! Nós somos mais que isso, nós somos mães, maravilhosas, guerreiras, batalhadoras, dedicadas, decididas, desempenhamos nossos papéis ( que são vários como já comentei no post A mulher contemporânea , leia!) maravilhosamente e perfeitamente na medida do possível.
Antes de se julgar dê uma olhada a sua volta, para de olhar para o próprio umbigo, para os seus defeitos e veja que você não é nenhum ser de outro planeta, menos merecedor do amor próprio... lembre-se sempre, você tem um bem precioso, que precisa de você independente de como você esteja se sentindo, levanta e sacode a poeira você não será a primeira e nem a última mulher "mãe" a ter estrias...
Existe hoje tratamentos estéticos, existe moda plus size, existe as cirurgias plásticas... mas calma. O corpo é importante mas primeiro como está sua mente, sua cabeça? Respire, Relaxe, deixe as avós serem avós, as tias serem tias, tire umas horinhas, vá fazer uma unha, arrumar o cabelo, use rímel e batom (sim, eu sei... nem todas trabalham e "você" acha que para ficar em casa o dia todo não precisa, mas quem disse que temos que nos arrumar para os outros? " Amiga, amor próprio"! Você não sabe o poder que esses dois tem de mudar o seu dia, experimente, acorde antes de seu filho, tome um belo banho, passe um batom e rímel, só isso mesmo, é barato e rápido, e não é só para as mães não, é para todas nós mulheres guerreiras e maravilhosas. Faça o teste e depois me conte!).
Caras amigas, nós amadurecemos, nós mudamos, nos transformamos, ficamos mais exigentes, mais seletivas depois da maternidade, as amigas de balada se distanciam mesmo, você já não tem mais o tempo que tinha antes, não se frustre, paciência!É preciso saber lidar com esse turbilhão de sentimentos, é preciso ter inteligência emocional para se entregar a maternidade na sua plenitude e continuar a ter por perto todos aqueles que você ama e que te amam.
Paciência amiga! Amanhã eles estarão crescidos e você vai sentir saudades de tudo o que viveu ou não viveu (cuidado). As noites mal dormidas vão passar, a guerra na hora das refeições vão passar, as manhas e choros vão passar e os momentos bons e maravilhosos vividos também irão passar.
Quer um conselho? Se orgulhe da pessoa que você é, se entregue sem medo a essa experiência de ser uma nova mulher, e acredite... você dá conta! Ser mãe não é como um vestibular onde você tem que acertar tudo e saber todas as respostas, você vai errar, vai aprender, vai ter dúvidas sim, mas uma coisa é certa, você sempre será a MELHOR MÃE QUE SEU FILHO PODERIA TER. Não espere recompensa, a maior de todas elas você já tem: seu filho(a) e isso, é só seu... "MÃE".
by Sandra Souza
No momento em que uma criança nasce, a mãe também nasce. Ela nunca existiu antes. A mulher existia, mas a mãe, nunca. Uma mãe é algo absolutamente novo.
ResponderExcluirParabéns lindo e verdadeiro post .
Muito Obrigada!!!
Excluir