"A arte de engravidar"


Como assim arte? É que o ato de engravidar não é tão simples como parece, para todas as mulheres tipo: - Teve uma relação desprotegida, engravidou!

Engravidar é muito mais que isso, na maioria das vezes. Primeiro que a mulher tem que estar no período fértil ou próximo e estar fértil, os seus hormônios devem estar em perfeita sintonia para que ocorra a ovulação, o óvulo liberado precisa ser viável, o seu parceiro precisa produzir a quantidade necessária de espermatozoides (saudáveis ) e por ai vai...

Se você está pensando em engravidar, antes mesmo de ir parando com o anticoncepcional por conta própria, procure um médico de sua confiança e faça um check-up primeiro.


03 DICAS VALIOSAS

 1 - Alimentação balanceada, saudável e a prática de exercícios físicos de baixo impacto ajudam e muuuuito a engravidar, de preferência que isso se torne um hábito em sua vida, o que só trará benefícios por exemplo, durante a gravidez previne o ganho excessivo de peso, evita estrias, ajuda na recuperação pós parto, etc. (sempre de acordo com a orientação de seu médico)

2 - Fique longe de cigarros e álcool.

3 - Tome um suplemento de ácido fólico pelo menos 1 mês antes de engravidar. O ácido fólico previne lesões no tubo neural do bebê e outras doenças. (converse com seu médico sobre isso).


Após 01 ano de tentativas, e também de acordo com a idade da mulher, os médicos costumam iniciar uma investigação de possíveis fatores que podem estar interferindo no processo natural.

Na mulher, na maioria das vezes investiga-se a possibilidade de existir a síndrome dos ovários policísticos, a endometriose, diabetes, problemas na tireoide,  e outros.

No homem, geralmente é solicitado um exame para saber a qualidade e  quantidade de espermas produzido, investiga-se a possibilidade de doenças e problemas que estejam interferindo, como por exemplo: caxumba, DSTs, varicocele, exposição a toxinas e drogas, alguns medicamentos, baixa frequência no hábito sexual e outros.

Por fim, um dos maiores vilões de todo casal tentante (principalmente a mulher) é a ANSIEDADE e o STRESS. Fatores emocionais alteram o funcionamento do hipotálamo (especificamente da glândula hipófise) que secreta hormônios importantes para a ovulação, como a gonadotrofina e a prolactina, além de agravar outros problemas já existentes.

Então amiga, se esta pensando em engravidar ou tentando, muita calma nessa ansiedade, paciência e não desista. Converse sempre com seu médico, pois existe hoje uma série de tratamentos para te ajudar, mas acima de tudo jamais perca sua Fé, porque tudo acontece no tempo de Deus!

Estou torcendo por você, e a disposição para ajudar no que eu puder... Super Beijo!!!



by Sandra Souza




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Mulher Contemporânea

Arroz doce cremoso

Sobre a dor de perder um filho...